De Volta à Escrita: Porque Criei um Blog em 2025
- Tainan Cruz
- 11 de mai.
- 2 min de leitura
Uma breve reflexão sobre o poder do conteúdo próprio em tempos de redes sociais

Como uma aspirante a guru do marketing digital, eu poderia começar este texto listando as mil e uma vantagens de usar um blog como estratégia de marketing de conteúdo, mesmo em um mundo dominado por redes sociais. Sim, essas vantagens existem, são comprovadas e extremamente eficazes. Mas hoje não é bem sobre isso que quero falar (quem sabe em um próximo post?).
Criar conteúdo sempre foi minha paixão. Acho que comecei por volta dos 14 anos, escrevendo de forma livre, sem regras. Mas, com o tempo, a vida adulta chegou, junto com as responsabilidades, boletos e briefings. O brilho da escrita espontânea foi sendo substituído pelas normas do jornalismo e por releases de assessoria de imprensa. E agora, mais de 20 anos depois do meu primeiro texto publicado (que honestamente não lembro qual foi), eis-me aqui de novo, criando com intenção.
Apesar de trabalhar com estratégias de redes sociais e atuar como Social Media, já fazia um tempo que meu lado criador pedia por um espaço só meu. Um ambiente onde eu não fosse limitada por caracteres, nem por ganchos de meio segundo que podam a criatividade e a profundidade. E foi aí que a profissional de marketing em mim entendeu: um blog pessoal ainda é uma poderosa ferramenta de posicionamento digital.
Blog é casa própria. Perfil em rede social é aluguel sem contrato. Aqui, o conteúdo tem a minha cara (ou da minha marca). É um espaço que construo com identidade, onde um bom texto, se feito com estratégia e otimização de SEO, pode ser encontrado por meses ou anos nos maiores buscadores, como o Google (e até o GPT).
Este espaço é para quem busca mais do que conteúdo rápido. Quero conversar com pessoas que realmente se interessam pelo que tenho a oferecer. Uma audiência que valoriza profundidade, intensidade e autenticidade, em temas que podem ser técnicos, educativos ou simplesmente reflexivos.
E por falar em temas... foi por reconhecer que sou uma mulher multifacetada que decidi voltar à escrita sem filtro. Quero falar sobre o que me atravessa, do jeito que vier. Só que agora, com a visão de uma mulher de 35+, que viveu algumas experiências relevantes e que (talvez só agora) esteja começando a entender a si mesma e o mundo ao redor. Mudaram as roupas. Mudou a playlist. Mudou a decoração da casa (aliás, mudou a casa). Mudaram os hábitos, o paladar, os planos e até os sonhos. O conteúdo ainda nasce do mesmo coração... mas já não é mais o mesmo de antes.
Será que isso vai dar certo?
Bom, escrever já me salvou muitas vezes. E tenho fé que me salve mais uma vez.
Então, se você gosta de papos profundos, de reflexões sinceras, de boas doses de marketing, autenticidade e vida real, seja muito bem-vinda. Pegue seu café, escolha um vinil pra tocar e sente-se comigo nessa nova jornada de conteúdo autoral com propósito.












Comentários